sábado, 31 de agosto de 2013

Revalida para todos!!!

Essa questão dos médicos cubanos perdeu o viés científico estabelecido pelo revalida e tornou-se uma briga ideológica.  É justamente aí  que está o perigo, afinal, tanto esquerda quanto direita, quando estabelecem suas contaminações a temas que deveriam ser discutidos dentro de parâmetros científicos, geram estigmas e formam preconceitos, escancarando através da ausência de ética e princípios norteadores do respeito, o que as elites realmente pensam e como agem quando contrariadas.
 Defendi,  até o último momento, a utilização dos instrumentos existentes para que pudessemos conhecer a capacidade técnica dos profissionais que estão chegando, entretanto, esse governo, como todos que por esse país passaram, pouco se importa com o contexto científico, utilizando medidas superficiais a toque de caixa, como se as mesmas fossem a grande solução para a saúde pública no Brasil. Agora que o governo em sua decisão arriscada trouxe esses profissionais em medicina da família, cabe a cada um de nós acompanhar os resultados e as consequências, não esperando nem o bem, muito menos o mal, pois, para a ciência, esses parâmetros pouco importam, sendo o imprescindível, a aplicabilidade da técnica e sua eficácia em relação as demandas existentes.
 A questão dos médicos estrangeiros esbarra em questões de incompatibilidade quanto a grade curricular exigida pelo próprio MEC, bem como, a carga horária , além, é claro, de questões demasiadamente obscuras que vão dos processos de formação dos médicos, até mesmo, a critérios adotados pelos governos dos países de origem  para o envio de tais profissionais ao Brasil. Que são especialistas  em medicina da família, isso não resta dúvida, mas, a qualidade profissional, a técnica e a experiência clínica são imprescindíveis para uma atuação eficaz. Essa sim, é  a questão de elevada complexidade, não essa fobia ideológica que insiste ainda em contaminar a opinião pública, afinal, a direita histérica e a esquerda "neurastênica", em suas ruminações, acabam gerando o mesmo conteúdo vazio e desnecessário.
 Cabe a cada um de nós cobrar e fiscalizar a atuação desses profissionais em medicina que por aqui chegaram, afinal, um outro aspecto preocupante, também é o baixo salário que receberão, pois, seus pagamentos estão subordinados a bondade do governo dos irmãos Castro que definirão quanto suas famílias merecem ganhar; outro grande erro do governo brasileiro frente ao acordo firmado com a OPAS. Sabemos muito bem que um profissional mal remunerado sempre perde muito em eficácia e estímulo, imagine um médico que mal sabe quanto receberá ao final do mês.
Tal projeto, mesmo que necessário, em virtude da defasagem de profissionais no interior do Brasil é ao mesmo tempo arbitrário, desconsiderando os critérios de avaliação do conhecimento para o exercício da medicina, que deveria ser uma exigência a todos os profissionais médicos, estrangeiros e brasileiros, há muito a ser aprimorado, no entanto, há muito a ser observado pelos que serão pacientes desses profissionais, cabendo-lhes a responsabilidade em relatar, e se necessário for, denunciar o que possa não  estar indo tão bem assim,  evitando as práticas e condutas inadequadas que tanto vemos aqui no Brasil.
Evitando a leviandade, bem como,  a contaminação ideológica, é bom  que nos lembremos da qualificação dos médicos recém-formados no Brasil, entre 2005 a 2011, quando foram aplicadas avaliações que mensurariam a aptidão para o exercício profissional.  No site do CREMESP, especificamente, http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=NoticiasC&id=2570,  apontam que, nesse perído, foram avaliados 4.821 profissionais em medicina, sendo 46,7% considerados inaptos ao exercício profissional. Então perguntamos: Onde estao esses profissionais reprovados pela avaliação do CREMESP? Voltaram para as academias para aperfeiçoarem-se? Não!  Estão por aí, espalhados sabe-se lá por onde, certamente, boa parte não está nos rincões do nosso país, isso é fato.
Não há como discutir propostas de saúde contaminadas “com achismos” , nem mesmo, com a ilusória pretensão ideológica. É necessário  cientificidade e bom-senso para que possamos definir e ampliar o debate tão necessário para a consolidação de um programa de saúde pública, entretanto, sempre adequadas a critérios técnicos, sem é claro, atroplear a própria legislação, mas, adequando-se à mesma. Penso, em relação  ao Revalida, que não somente estrangeiros deveriam fazê-lo, mas, todos os profissionais de saúde deveriam ser submetidos ao mesmo, afinal, se o conhecimento é a referencia para a atuação profissional, e se as academias de medicina são tão eficazes, os que estiverem aptos serão aprovados, caso contrário, aperfeiçoam-se e voltam a tentar numa próxima ocasião. O que não dá é submetermos a população a mãos despreparadas  pautadas por condutas pouco eficazes.

Marcus Antonio Brito de Fleury Junior é psicólogo e coordenador do Ateliê de Inteligência

Nenhum comentário :

Postar um comentário