sábado, 7 de setembro de 2013

Rede de Apoio ao Dependente Químico

As elites criam as disciplinas não para libertar a humanidade, ao contrário, as fazem para gerar a opressão através de regras que sufocam as dores e impedem o encontro do homem com seus próprios objetivos.  Assim, constroem sobre as pessoas os estigmas, os preconceitos e as piores práticas de açoite à dignidade humana. 
Estamos num tempo onde, transformar o outro no objeto de expiação é uma fácil tarefa, principalmente, quando há interesses contrariados e ameaçados por ideias que podem desestabilizar o controle dos que manipulam as relações de quaisquer formas de poder. Então, entram as patrulhas ideológicas, religiosas e toda tropa torpe que se embriaga como se a vida fosse um grande banquete onde, o prato principal, torna-se aquele que se posiciona em relação ao que pensa e pensar é o diferencial nesse mundo amplamente padronizado. Transformam a miséria humana que se arrasta nas ruas em busca de mais uma dose, ou, mais um “pega” no cachimbo de crack, no responsável pelo fracasso da segurança pública, entretanto, se esquecem que são vítimas de um Estado desinteressado em práticas preventivas, bem como, no avanço de políticas públicas de redução de danos, afinal, se assim o fizerem e os resultados trouxerem êxito, a quem irão responsabilizar?
Verbalizam, então, o discurso da sobriedade punitiva, sempre prometendo um mundo mais confortável e mais humano, tão humano que necessitam de grades e muros para esconder o caos social que geram, adotando práticas higienistas, pois, assim, fica muito mais fácil mentir, enganar e fingir que nada existe, ou, se existe, tudo está sob controle, principalmente, sob a égide da punição.
Há um milhão de dependentes em crack no Brasil, então, diante dos que desejam nos enganar com essa fala da internação compulsória, resta-nos fazer algumas perguntas básicas:  Onde irão colocar um milhão de pessoas?  Há estrutura humanizada nesse tipo de internação? Quais vieses serão adotados?  Após a alta, há estruturas de suporte para que possam acompanhar e minimizar as recaídas? Há prescrição de medicações e os mesmos serão distribuídos gratuitamente pelo Estado? Então, senhores governantes, deixem de lado a mentira e tratemos com seriedade um assunto que requer que sejamos no mínimo dignos.
Criam programas de enfrentamento, mas, enfrentar quando já está vencido pode ser a melhor forma de ampliar a desgraça já vivida.
Penso que se faz necessário criar uma rede de atendimento permanente de apoio ao dependente químico e a sua família, 24 horas, estabelecendo a partir de um processo de adesão ao programa, um plano de tratamento composto de uma equipe multidisciplinar e cuidados básicos, amparados e interligados a assessorias jurídicas, creches, programas de orientação e diagnósticos em DST, apoio familiar, orientação e qualificação vocacional, moradia e transporte, abordagens educacionais.
Tratar é cuidar por completo, não apenas focar a dependência química, mas, trabalhar em suas consequências e danos a vida dos dependentes e sua família é estabelecer o suporte necessário, ampliando e adequando o programa para cada caso. 
Quando enfatizamos a necessidade de uma rede de apoio 24 horas, garantimos ao dependente a oportunidade em recomeçar sua história de vida sem as preocupações que muitas vezes levam milhares de pessoas à recaídas. Os índices são elevadíssimos, indicando que em relação aos tratamentos tradicionais, falta algo.  Portanto, se realmente desejam concretizar um tratamento sério, comecem por reformulá-los, dando ao tema a relevância merecida, afinal, senhores gestores, vossas excelências estão lidando com vidas, e por sinal, extremamente preciosas.

Marcus Fleury é psicólogo e coordenador do Ateliê de Inteligência. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário